20 festivais de música consagrados pelo Brasil

Listamos 20 festivais consagrados espalhados por todo o Brasil, em 12 estados diferentes. O Mapa dos Festivais, além de ser uma plataforma de conteúdo sobre festivais, também é uma base de dados desses eventos e, dessa forma, temos informações inéditas sobre os festivais que rolam por aqui. 

Pensando nisso, mapeamos festivais que fizeram e fazem história no país a partir da quantidade de edições que já foram realizadas. 

Vem conferir 20 dos festivais consagrados de Norte a Sul do Brasil:

Festival de Artes de São Cristóvão (FASC)

Onde acontece: São Cristóvão – SE

Com mais de 50 anos e 38 edições, o festival em 2023, se tornou um Bem de Interesse Cultural de Sergipe. Ele é gratuito, realizado pela prefeitura da cidade e reúne diferentes vertentes artísticas, como música, teatro, dança e muito mais! 

Jaguariúna Rodeo Festival

Onde acontece: Jaguariúna – SP

Criado em 1989, é um dos festivais mais importantes da cidade de Jaguariúna e da Região Metropolitana de Campinas. No início, com competições de rodeios e artistas locais se apresentando, atualmente em sua 34ª edição, expandiu sua grade de atrações para grandes artistas nacionais e internacionais e continua com suas raízes rurais.

Festival da Lua Cheia

Onde acontece: Altinópolis – SP

Antes conhecido como “Festival Forró da Lua Cheia“, tem mais de 30 anos e está indo para sua 32ª edição. Evento imersivo no interior de SP, multicultural, com centenas de atrações, em cenário paradisíaco e com camping!

Festival de Alegre

Onde acontece: Alegre – RS

Tudo começou com os concursos musicais da década de 80 e, anos depois, o evento se tornou o maior festival de música do Espírito Santo. Agora, indo para a 29ª edição, o festival está mais potente que nunca.

Festival Rec-Beat

Onde acontece: Recife – PE

Com 28 edições e de entrada gratuita, o festival aproxima tradição e novas tendências de diversos gêneros musicais do público, fugindo do óbvio e sempre surpreendendo positivamente no carnaval de Recife.

A 28ª edição do Rec-Beat rolou este ano (2024). Foto: Reprodução/Twitter.

Goiânia Noise Festival

Onde acontece: Goiânia – GO

Festival de rock alternativo independente que rolou pela primeira vez em 1995. Agora, em 2024, está indo para sua 28ª edição e é um dos maiores festivais da cena no Brasil.

Abril pro Rock (APR)

Onde acontece: Recife – PE

Nascido em 1992, há mais de 30 anos, o APR celebra o underground pernambucano, nordestino e brasileiro. Com 27 edições, é um dos principais festivais de rock independente do país.

Planeta Atlântida

Onde acontece: Xangri-Lá – RS

Após mais de 25 anos e 27 edições, pode-se dizer que o Planeta é o maior festival de música do sul do país. Com diferentes estilos musicais e shows nacionais e internacionais é um festival histórico que rola tradicionalmente em fevereiro no litoral gaúcho.

Festival MADA

Onde acontece: Natal – RN

Criado em 1998, o MADA (Música Alimento da Alma) vem se consolidando como um dos maiores do país há 26 anos. O festival coloca o Nordeste na rota de grandes artistas nacionais, além de sempre receber atrações regionais no palco. 

Festival Porão do Rock

Onde acontece: Brasília – DF

Criado em 1998, o festival nasceu para colocar em evidência a cena musical da cidade. Com 25 anos de história, hoje é um dos principais festivais da cena do rock independente.

O Porão do Rock é um dos clássicos festivais de rock do país. Foto: Reprodução/Facebook.

Festival Vaca Amarela

Onde acontece: Goiânia – GO

Há 23 edições o festival vem se consolidando um dos maiores e mais importantes da região, sempre apresentando uma diversidade musical e promovendo um intercâmbio cultural com artistas de outras regiões do país.

Festival Camping Rock

Onde acontece: Minas Gerais

Com 22 edições, o festival foi criado para promover bandas independentes e, em sua maioria, autorais de MG. Tendo sua 1ª edição em 1998, o evento une rock e camping, sempre rolando em um local rodeado de natureza. 

Festival Nacional Forró de Itaúnas

Onde acontece: Itaúnas – ES

Um festival que tem o forró pé-de-serra como protagonista, sempre promovendo a revelação de novos talentos da música e da dança da cena. O evento rola desde 2001 e tem 21 edições. 

Festival de Verão Salvador

Onde acontece: Salvador – BA

Com 23 edições em 25 anos de história, o FV é conhecido pela mistura musical que leva à terra baiana e, ultimamente, pelos encontros inéditos e especiais que leva ao palco.

Festival DoSol

Onde acontece: Natal – RN

Em 2023, o festival multigênero completou 20 anos misturando diversos ritmos e com dezenas de atrações regionais, nacionais e internacionais. 

No Ar Coquetel Molotov 

Onde acontece: Recife – PE

Um dos principais festivais independentes no Brasil, o Coquetel Molotov, acontece há duas décadas em Recife, e é uma vitrine de artistas revelação que acabam bombando nos anos seguintes. 

João Rock

Onde acontece: Ribeirão Preto – SP

Um dos mais importantes festivais de música no país rolou pela primeira vez em 2002, focado inicialmente no rock, e hoje abriga outros gêneros musicais como a MPB, o pop e o rap.

Encontro das Tribos

Onde acontece: São Paulo e Ribeirão Preto – SP

O Encontro das Tribos nasceu em 2002 como um programa de rádio, no mesmo ano foi criado o festival com o propósito de misturar as tribos musicais. Há 20 anos rolam duas edições do EDT: em SP capital e em Ribeirão Preto, no interior do estado. 

O Se Rasgum é um dos festivais destaques da região Norte. Foto: Bruno Carachesti.

Se Rasgum

Onde acontece: Belém – PA

Uma das maiores características do festival é a diversidade sonora e de gênero que acontece há 18 edições. A programação conta com muita música amazônica, além de destaques da cena nacional. Hoje, o Se Rasgum é um dos maiores festivais da região e do país. 

Festival Casarão

Onde acontece: Porto Velho – RO

Nascido em 2000, o festival tem 17 edições. Após uma pausa de quase 10 anos, o Casarão retornou em 2022 para comemorar suas duas décadas de existência. 

Menção honrosa: Rock in Rio

Em 2024, o Rock in Rio completa 40 anos de história e é claro que é um dos festivais mais conhecidos e desejados do Brasil. Nessas quatro décadas de existência, rolaram 23 edições do RIR: nove no Rio de Janeiro, dez em Lisboa (PT), três em Madrid (ES) e uma em Las Vegas (EUA).

Você encontra informações como essa em nossa pesquisa “Mapa dos Festivais: Panorama 2023” com dados e insights inéditos sobre festivais brasileiros. 

Leia nossa pesquisa aqui. Depois nos conta o que achou?! Estamos no Instagram @mapadosfestivais.

Descubra também: 70 festivais de música para ir em 2024

Compartilhe: