Primeiro, vamos entender porque o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha é comemorado no dia 25 de julho?
Nesta data, em 1992, na República Dominicana, aconteceu o 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe. Essa reunião tinha como objetivo unir essas mulheres, além de denunciar o racismo e machismo enfrentados por elas ao redor do mundo. Assim, a ONU (Organização das Nações Unidas) reconheceu este dia como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
Você conhece o Latinidades?
Idealizado por Jaqueline Fernandes, o Festival Latinidades é uma iniciativa contínua que promove a igualdade racial e de gênero. Latinidades também é uma plataforma para o crescimento de mulheres negras em várias áreas.
O festival conecta o poder público, ONGs, movimentos sociais e culturais, universidades, redes, coletivos e outros grupos, para unir forças contra o racismo e o sexismo, promovendo a igualdade racial.
O compromisso do Latinidades com o dia 25 de julho
O Latinidades é o maior festival de mulheres negras da América Latina. Ele nasceu em Brasília, em 2008, motivado pelo Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Além disso, pelo fato da capital do Brasil ser majoritariamente negra, mas não ser vista dessa forma.
Para colocar em evidência essa data tão importante, há 16 edições, o festival dá espaço a vozes e talentos que muitas vezes são marginalizados ou apagados. É através da arte, debates e música que esse diálogo com o público acontece.
“Ser fã de mulheres negras em uma sociedade racista e machista é revolucionário. Em todas as edições do Latinidades, nosso objetivo é resgatar e evidenciar o papel fundamental das mulheres negras no desenvolvimento da sociedade e na conquista de direitos.” – Jaqueline Fernandes, diretora geral e idealizadora do Festival Latinidades.
Festival Latinidades 2024
Em 2024, o Latinidades chega à sua 17ª edição fazendo um chamado: Vem Ser Fã Das Mulheres Negras. De 25 a 27 de julho, a cidade de Brasília recebe o festival. A ideia é chamar todo mundo para conhecer o impacto positivo que essas mulheres causam e se envolver em uma jornada para formar um público. O melhor: é gratuito! Você só precisa retirar os ingressos no site.
O que vai rolar no Festival Latinidades 2024?
A música vai tomar conta do festival nas noites de sexta (26) e sábado (27). Os shows acontecem na área externa do Museu Nacional.
Nós Negras, Sandra de Sá, Alaíde Costa, Bia Ferreira, La Dame Blanche, Sister Nancy, Gaby Amarantos, Ebony, Pongo e Irmãs de Pau são os nomes confirmados no line up para os 2 dias.
Também vai rolar literatura, dança, moda, feira afro e o debate central do ano no festival: a regularização e o reconhecimento como patrimônio cultural do trabalho de trancistas.
O Latinidades vai propor uma experiência imersiva do documentário Afrolatinas: 30 anos em movimentos, dirigido por Viviane Ferreira, e da exposição que conta a história do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana Caribenha no Brasil e das lutas coletivas após 30 anos de criação.
Se pensa que acabou, nananinanão… ainda vai rolar um desfile de moda: Afro Fusion Modelling realizado em colaboração com 35 embaixadas de países africanos. Vai ter também o Mostra Humor Negro, que reunirá artistas negras de Stand Up Comady, como Tatá Mendonça, Bruna Braga e Niny Magalhães.
Não é só em Brasília…
No começo de julho, entre os dias 05 e 07, o Festival Latinidades também passou por Salvador (BA), além de ter apresentado uma programação especial no Quilombo Mesquita, em Goiás, no dia 20 de julho.
Mas se você está em São Paulo, ainda dá tempo de viver um pouquinho do Latinidades no Afrolatinas em Festa. No dia 26 de julho, a capital paulista vai receber La Dame Blanche com suas influências afro-cubanas misturadas com batidas de hip hop, trap, reggae e reggaeton no palco do Cine Joia. O line ainda é composto por Iké Melanina Jazz, Bia Doxum e DJ Shonda. Garanta seus ingressos!
Vamos celebrar o dia 25 de julho?
Lembrando que o Latinidades acontece em Brasília, no Museu Nacional, de 25 a 27 de julho. É gratuito! Então não tem desculpa pra não ir, só não esquece de retirar os ingressos no site oficial do Latinidades.