Nos dias 23, 24 e 25 de agosto, Belém do Pará vai receber a primeira edição do Festival Aceita que apresentará as multilinguagens LGBTQIAPN+ amazônidas através de música, artes visuais, moda, tecnologias, sustentabilidade, empreendedorismo e mais!
Um dos principais objetivos do festival é aproximar a comunidade das temáticas da COP-30, a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas que acontece na capital paraense em novembro de 2025. Além disso, o festival quer protagonizar uma retomada histórica por meio do resgate de memórias e vivências LGBTQIAPN+ amazônidas.
Onde o line up entra nisso?
Podemos dizer que o line up é a alma de um festival e o Aceita fez uma curadoria que transmite os valores definidos pelo festival com a seleção de artistas incríveis que vão contar essa história de forma local, nacional e internacional.
Confira alguns destaques do line up:
Artistas locais
Durante os três dias de Festival Aceita vão rolar shows de oito artistas locais, que irão mostrar toda a potência musical que existe em Belém do Pará.
Eloi Iglesias
Ícone paraense conhecido por estar ligado a dois patrimônios da cultura local: a festa Chiquita e a música “Pecados de Adão” (hino!).
Carimbó Selvagem
Grupo de carimbó que faz um trabalho de ativismo e ocupação artística nas ruas e patrimônio cultural de Belém do Pará.
Rawi
Diretamente de Santarém (PA), Rawi é uma das maiores promessas da nova geração apresentando ao mundo sua “visão de bicha nortista”.
Jeff Moraes
Cultura pop, afro afeto, amazônia e ancestralidade regem os trabalhos musicais do cantor que se apresentará com o Ilê Aiyê.
Aparelhagem Crocodilo
Fenômeno paraense das aparelhagens? É o Tudão Crocodilo que com um espetáculo de luzes e sons, fazem o Norte tremer!
Tiffany Boo
A Drag Queen do tecnobrega é conhecida por performances bapho e vai se apresentar com a banda de pagodão baiano A Travestis.
Gigi Furtado
Dona de uma voz poderosa, passeia pelo samba, reggae e ijexá. Gigi vai participar do show de Sandra Sá e apostamos que esse encontro vai ser tudo!
Iara Mê
A diva tem mais de 20 anos de carreira (tem que respeitar!). O som de Iara gira em torno do rock e soul, criando uma mistura de ritmos muito brasileira!
Artistas nacionais
Falando em nível nacional, o Festival Aceita vai levar 17 artistas de diferentes regiões do Brasil para o palco. Confira alguns dos destaques:
Ventura Profana
Pastora das travestis, Ventura Profana é missionária, cantora evangelista, escritora, compositora e uma performer única.
Katú Mirim
A rapper, cantora, compositora, atriz e ativista indígena Boe Bororo celebra a diversidade LGBTQIAPN+ indígena através da sua arte.
Caio Prado
O cantor apresenta uma verdadeira mistura brasileira em seu som como o ijexá com afrobeat, soul com funk ou rock e pagode.
Lorena Simpson
Dona de um pop amazônico único, a manauara carrega hits como “Brand New Day” e “Can’t Stop Loving You” no currículo.
Gaby Amarantos
A rainha do tecnobrega não podia faltar, né? Grammy Winner, vai levar seu show para o Aceita e convida a paraense Leona Vingativa ao palco.
Banda Uó
Agora todos faz uó porque o reencontro da banda dona do pop brega que deixou saudades vai desembarcar em Belém!
Gloria Groove
Extra! Extra! GG vai levar toda sua versatilidade e seu vozeirão pro palco do Aceita com todos seus hits.
Artistas internacionais
E o que era bom, vai ficar ainda melhor com duas grandes atrações internacionais na grade do Festival Aceita. Confira:
Christian Chávez
¡Yo solo quiero libertad! E mais de 5 minutos com esse ícone que tá saindo do México e desembarcando em Belém para um show que apostamos que será histórico. Não vai ser rebelde e perder essa, hein?
Billy Porter
ARTISTA! Protagonista de “Pose”, ganhou um Emmy pela série. Já ganhou Grammy também com o álbum “Kinky Boots”. Traz seu show inédito, “Black Monalisa”, para o Brasil e o pro palco do Aceita. Garanta seus ingressos e nos conta: qual show você não perderia no Festival Aceita?