Festivais LGBTQIAPN+ pelo Brasil que você precisa conhecer

No dia 28 de Junho, celebramos o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, uma data emblemática para a comunidade. Mais do que uma simples comemoração, este dia representa a luta por visibilidade, igualdade e direitos para todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero. A equipe do Mapa, separou alguns festivais voltados a comunidade. Confira com a gente!

La Folie Festival

O Festival La Folie ou “A Loucura” em português acontece em Olinda (PE), no ano de 2023 passou pela sua segunda edição. O evento agrega estilos que passam pelo pop, funk e música brasileira. Entre as atrações do ano passado, estiveram: Pabllo Vittar, Melanie C, IZA, Gloria Groove, Luísa Sonza entre outros.

Castro Festival

O Castro Festival é um esquenta para a Parada do Orgulho LGBT que acontece em Nova Anhangabaú, no centro de São Paulo. A Castro iniciou há 7 anos como um projeto para criar um ambiente acolhedor para a comunidade LGBTQIAPN+, com um novo padrão de entretenimento explorando vários locais pela cidade. 

Desde então, são várias iniciativas, como parcerias com a Casa1 para acesso exclusivo a pessoas trans e a exposição pela reabertura do Museu da Diversidade Sexual. Mais que uma festa, é um movimento contínuo envolvendo muitos parceiros, marcas, ONGs e grupos que compartilham dos mesmos propósitos. 

Hopi Pride 

Com mais de 5 anos de história, o Hopi Pride Festival traz diversidade, aventura e música, sendo o único festival LGBTQIAPN+ realizado dentro de um parque temático no Brasil.

Em 2024, o festival promete fazer sua maior edição: serão 16 horas de música, atrações especiais e um line up inédito sendo preparado para este ano. Entre os shows confirmados estão os de Pabllo Vittar, Urias, Marina Sena, Lia Clarck e muito mais!

Festival Aceita

Em 2024, a cidade de Belém, no Pará vai receber a primeira edição do Festival Aceita. Um festival multilinguagens LGBTQIAPN+ amazônida recheado de música, audiovisual, artes plásticas, moda, tecnologias, sustentabilidade e empreendedorismo. Dentre as atrações confirmadas estão Sandra de Sá, Maria Gadú, Glória Groove, Gaby Amarantos, Banda Uó, Elói Iglesias e muito mais!

Batekoo

Nascido em Salvador em 2014 da mente dos produtores negros Maurício Sacramento e Wesley Miranda, a Batekoo transcendeu os limites de uma simples festa para se tornar um manifesto vibrante do movimento negro e LGBTQIAPN+ no Brasil. Mais do que um evento, a Batekoo é um espaço seguro e acolhedor que celebra a diversidade, a cultura periférica e a expressão autêntica.

O Batekoo Festival 2024 acontece no dia 23 de Novembro, em São Paulo. O maior festival de música proposto por e para comunidade negra, afro-diaspórica e LGBTQIAP+ do Brasil é a criação de um novo universo que conecta a nossa ancestralidade ao movimento negro moderno atual. “O Big Bang dos Pretos” é um mote imaginário que move a marca esse ano, referenciando o conceito de quilombo, onde vemos grandes aglomerações de pessoas pretas de diferentes diásporas celebrando a negritude e suas diferentes-iguais identidades dentro de um mesmo espaço.

Festival Colorindo Salvador

O Festival Colorindo Salvador acontece durante o Carnaval de Salvador (BA), com blocos, trios elétricos, shows e muita animação. Ele celebra a diversidade da comunidade em um dos maiores carnavais do mundo. 

Foto de capa: Festival Hopi Pride

Compartilhe:

Em Destaque

Nossa newsletter

Fique por dentro de todos os Festivais que rolam pelo Brasil

Categorias

Nosso site usa cookies e dados pessoais para melhorar a navegação. Ao navegar no nosso site você aceita nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.