Quer um rolê diferente, onde você vai poder se jogar na música, aprender coisas novas e ainda cuidar da natureza? Então bora pro Arô Fest!
Essa vai ser a primeira edição do festival que acontece dia 17 de agosto em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. O Arô Fest é feito por mulheres e para mulheres e é um convite para todos que acreditam em festivais mais igualitários e sustentáveis. Continue lendo a matéria para saber mais sobre essa edição do festival.
Mulheres em evidência
Em um mundo ainda marcado pela desigualdade de gênero, eventos como o Arô Fest nadam contra a corrente e mostram a sua relevância no cenário cultural e social. Para ter uma noção, no Panorama Festivais 2023, o Mapa analisou 298 festivais brasileiros que aconteceram no ano passado e apenas 24,9% destes line ups foram formados por artistas mulheres.
A ideia do festival é celebrar o talento, a criatividade, a dedicação, o profissionalismo e a inovação da música brasileira feminina. Além do line, os bastidores do festival também são comandados por mulheres.
“Trazer um festival novo para o interior tem seus desafios. Nessa primeira edição, queremos algo diferente e que faça a gente repensar um pouco sobre nosso espaço dentro da cultura e meio ambiente. Por isso priorizamos o line 100% feminino, assim como fomentar o olhar sobre algumas ações de sustentabilidade. A gente espera que nosso público capte a nossa principal essência: unir música e conscientização”, explica Drika, CEO do Arô Festival.
Dentre os nomes confirmados para abrir com chave de ouro esta primeira edição do festival estão: Sambaiana feat Paula Lima, Helena Serena, Clara Lima, Céu, Cynthia Luz e Filipe Catto. Além do Palco Arô que receberá cantoras como essas que acabamos de citar, o festival também vai contar com o Palco Supernova, que será dedicado exclusivamente aos talentos femininos da cena eletrônica.
Além do Palco Arô que receberá cantoras como essas que acabamos de citar, o festival também vai contar com o Palco Supernova, que será dedicado exclusivamente aos talentos femininos da cena eletrônica.
“Nossa ideia é fazer mesmo esse movimento de trazer artistas mulheres para o palco, mostrar que a vertente feminina da música brasileira tem sua força, é independente e é incrível, com muitos talentos. Não é uma rixa com o universo masculino, é só um espaço a mais dedicado apenas a elas”, comenta Drielly Bispo, produtora e idealizadora do Arô Fest.
Um festival diverso e consciente
O Arô Festival vai muito além da música. O evento busca ser consciente e sustentável, com diversas ações para minimizar o impacto ambiental. Em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), o festival vai doar alimentos arrecadados com a entrada solidária, coletar óleo para oficinas de produção de sabão com moradores da favela e reciclar vidros para a confecção de tijolos.
Além disso, o festival acontece no Espaço Santa Uzina, em Ribeirão Preto. O local é arborizado, bonito e super conversa com a identidade visual do Arô Fest que é inspirada na fauna e na flora brasileira. Mais especificamente na planta Aroeira. Se você curte uma vibe intimista, o Arô Festival é para você!
Nos vemos lá? Garanta seu ingresso!