O que é um festival para o Mapa?

O Mapa dos Festivais é o ponto de encontro das pessoas apaixonadas por festivais, música e viagens. Ajudamos a galera a encontrar informações sobre festivais de Norte a Sul do país, além de dar dicas do que fazer nas cidades dos festivais, avisar quando iniciam as vendas dos ingressos, qual a melhor forma de chegar nos eventos e mais! Pensando nisso, temos critérios para que um evento seja cadastrado como um festival de música no nosso site. Vem com a gente entender melhor isso? 🙂

A música precisa ser o foco principal do evento

A música deve ser o elemento central do festival, mesmo que ele contemple outras manifestações artísticas, culturais e criativas.

Imagine um festival com diversas atrações musicais de diferentes estilos, workshops com diversos componentes da cadeia produtiva da música, palestras e uma área gastronômica com food trucks de culinárias variadas. Tudo isso gira em torno da música, proporcionando uma experiência imersiva para os fãs.

Uma outra forma de saber se a música é o elemento principal do seu evento, experimente pensar se ele ainda poderia existir caso as atrações musicais não participassem.

Localização Geográfica

O Mapa dos Festivais celebra a riqueza e diversidade da música brasileira, desde os ritmos tradicionais até as tendências mais recentes. O festival deve ser em território brasileiro e pode acontecer em lugares fechados ou ao ar-livre.

Alguns exemplos de festivais ao redor do Brasil estão: Festival Psica (PA), Festival Turá (Recife e SP), Afropunk (Bahia), Festival Sarará (BH), entre outros.

Programação

Acreditamos que a música ao vivo de qualidade é o coração de um festival. Por isso, os eventos cadastrados devem apresentar no mínimo 5 atrações musicais autorais em sua programação, isto é, artistas com repertório musical próprio. Isso significa que você encontrará festivais com artistas consagrados dividindo o palco com novos talentos, garantindo uma experiência musical diversa.

Infraestrutura e experiência

Um bom festival vai além da música. É importante que o público se sinta acolhido e seguro durante todo o evento. O evento precisa oferecer uma experiência além dos shows e uma infraestrutura adequada ao público como praça de alimentação, banheiros, ambulatório e segurança.

Também consideramos como festivais os eventos que oferecem espaço de circulação e atividades alternativas a ficar de frente para o palco 100% do tempo.

Credibilidade e Histórico

Buscamos oferecer aos nossos seguidores informações confiáveis sobre os melhores festivais de música do Brasil. Por isso, priorizamos eventos com edições regulares, que já conquistaram a confiança do público e demonstram compromisso com a qualidade, exceto em casos de primeira edição. 

Não consideramos em nossa plataforma festas, festivais de criatividade e inovação, festas populares, shows, turnês e festivais inativos (sem nenhuma edição nos últimos 2 anos e sem futuras edições).

Ao cadastrar seu festival no Mapa dos Festivais, você garante que ele seja visto por milhares de fãs de música em todo o Brasil. Além disso, você poderá divulgar o seu evento da melhor maneira. 

Cadastre seu festival agora mesmo e faça parte da comunidade Mapa dos Festivais!

Compartilhe:

Em Destaque

Nossa newsletter

Fique por dentro de todos os Festivais que rolam pelo Brasil

Categorias

Nosso site usa cookies e dados pessoais para melhorar a navegação. Ao navegar no nosso site você aceita nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.