O Festival Vambora que estava previsto para acontecer em setembro de 2024 em Cuiabá foi adiado para 2025. Leia mais na matéria.
A 4º edição do Festival Vambora, previsto para acontecer em setembro de 2024 em Cuiabá acabou sendo adiado para 2025. Segundo a organização do evento, o principal motivo do adiamento foi a falta de recursos financeiros para garantir a estrutura adequada para o evento e para os artistas.
“Aconteceram muitas coisas no caminho que nos deixam entristecidos. Não faltou vontade, muito menos persistência. Mas faltou recursos. (…) Promover shows com a estrutura adequada e merecida pelos nossos artistas e, especialmente, pelo público, exige custos altos. E sabemos das dificuldades de produzir cultura em Mato Grosso e muitos cantos do Brasil”, organização do Vambora.
O Festival Vambora é realizado desde 2021 pelo Movimento Vambora MT, um coletivo que promove ações culturais, capacitações, gerenciamento de espaços, captação de recursos, desenvolvimento de projetos e a realização de ações para a promoção sociocultural de Mato Grosso. Através da programação, ao longo desses anos o Vambora sempre buscou fortalecer ainda mais o desenvolvimento artístico e cultural da periferia e da cena autoral de Mato Grosso.
A decisão de adiar o evento, que contaria com grandes nomes da música brasileira como Chico César, Planet Hemp e Gaby Amarantos, além de diversos artistas locais, gerou frustração entre os fãs. No entanto, a organização ressalta a importância de garantir uma experiência de qualidade para todos os envolvidos.
O futuro do festival
Apesar do adiamento, a organização do Festival Vambora se mantém otimista e promete retornar em 2025 com uma edição ainda mais forte e inovadora: “a potencialidade da nossa arte continua. Estamos à frente de diversos projetos que seguem em pleno vapor”, afirma a organização.
Veja o manifesto do adiamento do festival aqui.
Reembolso dos ingressos
Todos os ingressos adquiridos para a edição de 2024 serão reembolsados, mais informações em breve!
Leia a matéria do Mapa sobre outros festivais que foram cancelados e adiados no Brasil esse ano e entenda melhor essa questão.