Navio Numanice, I Wanna Be Tour e Pagode Por Elas foram alguns dos festivais que tiveram a sua primeira edição no primeiro semestre de 2024.
O cenário cultural brasileiro está em constante movimento! Em 2024, o Mapa registrou um crescimento de 7% no número de novos festivais cadastrados até junho, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Isso representa um total de 30 novos festivais que entraram para a nossa plataforma, demonstrando a vitalidade e a diversidade da cena cultural do país. Dentre eles estão algumas novidades: como festivais em alto mar, festivais que já existiam em outras cidades e expandiram para outros territórios ou ainda os que já nasceram em formato de tour.
Essas e outras informações, você encontra no Panorama Mapa dos Festivais 2024/1, uma pesquisa com dados inéditos sobre público, shows e novidades nas programações de todo o Brasil! Logo logo disponível aqui no Mapa dos Festivais.
É importante lembrar que esse levantamento tem como base de dados apenas os festivais cadastrados no Mapa dos Festivais através da própria curadoria do portal ou pelo registro dos produtores dos eventos na nossa plataforma. Agora, vamos lá conhecer esses 30 festivais?
Navio Numanice
“Quem é essa Numanice? Parece a Ludmilla”. Imagina só estar frente a frente com a sua cantora preferida em um navio? Pois bem, foi isso que os fãs da Ludmilla puderam experienciar em março deste ano a bordo do Navio Numanice, onde ela cantou sucessos do seu projeto de pagode que acumula mais de 14,3 milhões de ouvintes mensais no Spotify. O navio saiu do Porto de Santos (SP) e ainda contou com a presença de outros shows de amigos da cantora.
Quem tocou: Ludmilla, Belo, Dennis, Filipe Ret, Gloria Groove, Pixote e mais!
Festival Pagode por Elas
Pagodão baiano, mulheres e dança: é disso que a gente gosta! Com a temática “Mulher no pagode também mete dança”, o Pagode Por Elas fez o 1º festival de pagodão com uma line 100% feminina no dia 06 de janeiro. em Salvador (BA).
Para quem não conhece, a Pagode Por Elas é uma plataforma que nasceu em 2019 como o primeiro canal de conexão, entretenimento e informação voltado às mulheres do pagodão baiano.
Quem tocou: A Dama, Aila Menezes, A Travestis, Rai Ferreira, Nêssa, DAI, A Ninfeta, A Braba e participações especiais.
Enlevo Festival
Para quem curte a cena pop misturada com artistas autorais nortistas, o Enlevo Festival tem essa pegada! Idealizado pela produtora artística e selo musical SWAM Studios, o festival teve sua primeira edição no dia 2 de fevereiro, no Teatro Waldemar Henrique, em Belém (PA).
Quem tocou: Bella, Yuri Wariss, JottaC, Lizz, Nanda, Apolla Muse e Yuri Avelar.
Play Votu Festival
A primeira edição do Play Votu Festival rolou no carnaval deste ano em Votuporanga (SP). O evento foi open bar e movimentou a economia da cidade desde o setor hoteleiro até o de vestuário.
Quem tocou: Dubdogz, Guilherme & Benuto, Babado Novo, Inimigos da HP, Lauana Prado, A Zorra, MC Pedrinho e shows regionais.
Carnaval dos Sonhos
No país do futebol e do carnaval, a folia não poderia ficar de fora dessa lista! O festival Carnaval dos Sonhos nasceu da união do Carnaval do Mirante com o We Love Carnaval e rolou durante os dias 09 a 13 de fevereiro no Mirante Beagá, em Belo Horizonte (MG).
Quem tocou: Ivete Sangalo, Dennis DJ, Jorge & Mateus, Wesley Safadão, Ludmilla, Pedro Sampaio, Sorriso Maroto, Gustavo Mioto, Saulo, L7NNON, KVSH e Tuca Fernandes.
Me Leva Festival BSB
A primeira edição do Me Leva Festival aconteceu em Brasília pela primeira vez esse ano, no Parque da Cidade, no dia 03 de fevereiro. O festival serviu como um pré-carnaval e contou mais 8 horas de pagode.
Quem tocou: Belo, Pixote, Turma do Pagode, Parangolé.
Sommer Festival
Em fevereiro, a Sommerfest virou Sommer Festival. Esse novo formato ampliou o conceito do evento que há duas décadas funciona como um aperitivo para a Oktoberfest, mas que agora também recebe artistas nacionais de peso durante três dias de música em Blumenau (SC).
Quem tocou: Titãs, MC Daniel, Turma do Pagode e Luan Santana.
Tutu DJs Fest
Viva a cultura das discotecas! Idealizado pelo coletivo Tutu e pelo Pantera Sounds, o Tutu DJs Fest rolou pela primeira vez no dia 9 de março e teve um formato diferente. Ele funciona como um festival de discotecagem em formato aberto onde vários DJs da cena puderam mostrar toda a sua habilidade nas pick ups. Tudo isso em Ribeirão Preto (SP).
Quem tocou: DJ Tauí, DJ Lys Ventura, DJ Marco (Criolo, Discopédia), DJ Shareid (Tutu Djs), DJ Cinara (Redbull Thre3style) e DJ Thiago XÁ (Baile do Vinil).
I Wanna Be Tour
Veio aí a primeira edição do I Wanne Be Tour! O festival deu o que falar quando foi lançado por trazer à tona a nostalgia da cena emo dos anos 2000. Ele aconteceu em formato de tour em março deste ano e passou por São Paulo, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
E anota aí: em 2025, o festival já tem data confirmada em Curitiba (15/02) e São Paulo (25/02).
Quem tocou: Simple Plan, A Day To Remember, The All-American Rejects, All Time Low, The Used, Asking Alexandria, NX Zero, Pitty, Boys Like Girls, Mayday Parade, Plain White T’s e Fresno.
Uai Festival
A primeira edição do Uai Festival aconteceu no dia 30 de março, no Parque de Exposições João Alencar de Athayde, em Montes Claros (MG).
Quem tocou: Taboo, Urbann, Streetz, Bands, Gabriel Luz e Pó Pô Dendê Nu Trem.
89 Rock Boat
Pros fãs de ‘piratas do caribe’, teve festival em alto mar! O cruzeiro temático 89 Rock Boat rolou no Navio MSC Preziosa que saiu do Porto de Santos, em São Paulo, e aconteceu dos dias 22 a 25 de março embalado de muito rock!
Quem tocou: Capital Inicial, Pitty, Supla, Barão Vermelho, Os Paralamas do Sucesso, Di Ferreiro, Biquini, Ira!, Marcão Britto & Thiago Castanho com Charlie Brown Jr. 30 Anos, CPM 22, Raimundos, Cali e Banda Aliados.
OnBoard Festival
E teve mais festival no mar! Dessa vez, os tripulantes puderam admirar os litorais paulista e carioca. O OnBoard Festival aconteceu no Navio Costa Favolosa durante a Semana Santa, dos dias 28 a 31 de março, oferecendo três noites a bordo de um luxuoso navio que também saiu do Porto de Santos (SP). E se liga que em 2025, o evento já tem data pra acontecer: de 17 a 20/4.
Quem tocou: Gusttavo Lima, Henrique e Juliano, Jorge & Mateus, Kevin o Chris, KVSH, Lexa, É o Tchan, Bruno e Denner, Rayane e Rafaela, Pedro Libe e Henrico.
Mad In Brazza Floripa
O Mad In Brazza chegou em 2022 para esquentar a cena do rap e trap nacional em Curitiba. Por dois anos consecutivos, o festival rolou apenas por lá. Em 2024, desembarcou em Florianópolis (SC), no dia 27 de abril, pela primeira vez!
Quem tocou: Filipe Ret, Matuê, Djonga, Orochi e Oruam.
Maiara e Maraísa em Alto Mar
As irmãs sertanejas Maiara & Maraísa também embarcaram em um cruzeiro em alto mar que rolou nos dias 8 a 11 de março embalado pelos hits das duas e de outros artistas. Assim como o Navio Numanice e o 89 Rock Boat, o cruzeiro da dupla sertaneja também saiu do Porto de Santos (SP).
Quem tocou: Maiara & Maraísa, Simone Mendes, Ana Castela, Mari Fernandez, João Gomes, Dennis, Murilo Huff e Edson Hudson.
São Gonçalo Festival
O São Gonçalo Festival rolou dia 07 de abril no São Gonçalo Shopping (RJ). Passaram pelo palco do festival vários nomes do pagode que tiveram shows intercalados por momentos de sets de DJs.
Quem tocou: Ferrugem, Péricles, Belo, Caju pra Baixo.
Rock Festival São Gonçalo
O Rock Festival São Gonçalo rolou pela primeira vez dia 13 de abril deste ano, no Clube Mauá, em São Gonçalo (RJ). E acredita que o festival já tem outra data confirmada para esse ano? A segunda edição vai rolar dia 24 de novembro e vai contar com bandas como Capital Inicial, Biquini Cavadão e Detonautas.
Quem tocou: Fresno, Raimundos, CPM 22 e Di Ferrero.
Rock Rec Festival
Em maio de 2024 também aconteceu a primeira edição do Rock Rec Festival que levou oito atrações do pop e rock nacional para a Área Externa do Centro de Convenções, em Olinda (PE). O festival já anunciou data para 2025: 13/09.
Quem tocou: Os Paralamas Do Sucesso, Capital Inicial, Nando Reis, Humberto Gessinger, Nação Zumbi, Biquíni e Charlie Brown Jr (30 anos).
Festival Planeta Urbano
O Festival Planeta Urbano uniu rap, trap e funk no dia 11 de maio em Ribeirão Preto (SP). O diferencial do local além dos três setores para aproveitar as atrações foi o Black Open Bar liberado para quem curte.
Quem tocou: Mc Soffia, DFideliz, MC IG, Nego Lê e outros.
Trap Festival Nilópolis
Mais um festival de trap pra conta! O Trap Festival Nilópolis rolou pela primeira vez em Nilópolis (RJ), no dia 26 de maio. O festival reuniu grandes nomes do gênero para alegria dos fãs da baixada fluminense.
Quem tocou: Oruam, Orochi, Cabelinho, Chefin, TZ da Coronel, Poze do Rodo, Borges e Delacruz.
PRIO Blues & Jazz Festival
E por falar em jazz e blues combinados também tivemos o PRIO Blues & Jazz que aconteceu de 30 de maio a 9 de junho no Rio de Janeiro (RJ). Durante 11 dias, 11 grandes artistas dos gêneros se apresentaram no palco do festival. E sabe o melhor? A entrada foi gratuita.
Quem tocou: A Cor do Som, Marcelo Mariano, George Israel, Ithamara Koorax, Fernando Rosa, Evandro Mesquita, Cláudio Zoli, Rodrigo Sha, Azymuth, Paulinho Moska e Rodrigo Suricato.
Punk no Parque
Pros alternativos de plantão também teve festival de punk! A 1ª edição do Punk no Parque aconteceu no dia 15 de junho, em Belo Horizonte (MG), no Parque Amilcar Vianna Martins. Além de música, a programação teve pista de skate, oficinas, palestras e mostras de arte.
Quem tocou: Mukeka di Rato, Garage Fuzz, Zander, Expurgo, Lost Hope, LÓTICO, Payback, Os Contras e Capilé.
Rap Festival no CPX
No primeiro semestre de 2024 também teve rolê pra quem é fã de rap no Campo do Sargento, no Rio de Janeiro (RJ). O Rap Festival no CPX aconteceu dia 29 de junho e teve entrada para pista gratuita. Apenas os setores de Área Vip Open Bar e camarotes foram cobrados.
Quem tocou: WIU, Orochi, Poze do Rodo, Veigh, Maneirinho, Major RD e Chefin.
Best of Blues And Rock
O blues vêm tomando força no Brasil e podemos observar festivais que mesclam o melhor do estilo combinado a outros gêneros, como o Best of Blues and Rock que celebrou a sua 11ª edição em junho passando por cinco cidades sendo elas Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte.
Quem tocou: em 10 anos de história já passaram pelo palco do festival artistas icônicos e referências globais como Buddy Guy, Tom Morello, Steve Vai, Extreme, Goo Goo Dolls, The Nu Blu Band, Zakk Wylde, Kenny Wayne, Dead Fish, Artur Menezes, Nanda Moura, Malvada, Ari Borger, Irmandade do Blues, Igor Prado, Andreas Kisser, Di Ferrero e muitos outros!
Curtiu a lista? Então, continue acompanhando o nosso trabalho de curadoria de festivais aqui no blog, no nosso site e redes sociais 🙂