Têm sido cada vez mais comum um mesmo festival passando por várias cidades diferentes, essa é uma das novas tendências nos festivais de música brasileira que observamos no Panorama Mapa dos Festivais 2024.
Em 2024, 16 festivais realizaram 53 edições em cidades diferentes. Para os festivais, isso aumenta seu alcance e diminui alguns riscos financeiros. Já para o público, aumenta as chances de assistir ao show de alguns artistas nacionais que geralmente não passam em suas cidades com show solo.
Ainda segundo o Panorama Mapa dos Festivais 2024, os estilos musicais que mais tocaram em festivais on tour foram rock e samba/pagode. Quando olhamos para os estados que mais recebem esse formato, São Paulo, Minas Gerais e Paraná estão no topo.
Festivais em turnê pelo Brasil em 2025
Em março, rolou o Punk Is Coming apresentando The Offspring, Amyl and The Sniffers, Sublime, Rise Against, The Damned e The Warning em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS). Cada cidade recebeu um line-up diferente, mas todas com The Offspring como headliner.
Em maio, o festival carioca Clássicos do Brasil aconteceu pela primeira vez no Recife (PE) com Raimundos, Vanessa da Mata, Alcione, Diogo Nogueira, Samuel Rosa e mais! A edição do Rio de Janeiro acontece de 10 a 19 de outubro.
Em junho, foi a vez do Emo Vive, festival do Polifonia que levou Anberlin, Fresno, Emery, Mae e bandas locais para três cidades diferentes: São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ).
Ainda vão rolar:
Festival Casarão
Comemorando seus 25 anos, o Festival Casarão, nascido em Rondônia, preparou uma edição especial, criando um circuito que vai passar por outras 5 capitais, tudo numa mesma semana, de 18 a 22 de junho. Com shows de Maglore, The Monic, Jovem Dionísio, Gang do Eletro e outros, o festival passa por Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Brasília (DF), Goiânia (GO), Manaus (AM) e Boa Vista (RR).
MIMO Festival
Criado em Olinda há 21 anos, o MIMO Festival faz da música uma ponte entre culturas e gerações. Sempre gratuito, o evento oferece uma experiência transformadora e acessível, que vai além do palco e já aconteceu até fora do Brasil. Em 2025, o MIMO desembarca no Rio de Janeiro (RJ) de 18 a 21 de junho, em Olinda (PE) de 12 a 14 de setembro, e em São Paulo (SP) de 19 a 21 de setembro. Além dos shows, o festival conta com uma programação multicultural que ocupa mais de um local.
Me Leva Festival
O Me Leva Festival realiza uma turnê que passa por diversas cidades para um dia inteiro com muito samba e pagode. Em 2025, estão confirmadas para acontecer edições em Campos do Jordão (SP) no dia 21 de junho, em Uberlândia (MG) no dia 13 de junho e em Americana (SP) no dia 06 de setembro.
I Wanna Be Tour
Depois do sucesso da primeira edição em 2024, o I Wanna Be Tour está de volta, mas dessa vez um pouco mais enxuto. Passando apenas por Curitiba (PR) no dia 23 de agosto e por São Paulo (SP) no dia 30 de agosto. Confirmados no line up, estão Fall Out Boy, Good Charlotte, Yellowcard, The Maine, Story of The Year, Neck Deep, Fresno, Forfun, Dead Fish, Gloria, Fake Number e The Veronicas.
AFROPUNK
Além da edição principal do AFROPUNK Brasil que acontece em Salvador (BA) nos dias 08 e 09 de novembro, o festival criou um evento itinerante que leva um pouco do AFROPUNK para outras cidades, num formato menor. Em 2025, o AFROPUNK Experience acontece em São Luís (MA) no dia 02 de agosto.
Clássicos do Brasil
Após a edição de abril que desembarcou no Recife (PE) pela primeira vez, é a vez do Rio de Janeiro receber mais uma edição do Clássicos de 10 a 18 de outubro com shows de Capital Inicial, O Grande Encontro, Marcelo D2, Armandinho, Lenine e mais!
Qual festival você gostaria que passasse pela sua cidade?