O BATEKOO Festival é feito por e para pessoas negras e desde quando ainda era apenas uma festa em Salvador, a BATEKOO já priorizava uma curadoria que põe a pluralidade, a diversidade e o que as comunidades estão produzindo em primeiro lugar.
Como consequência dessa visão de curadoria, hoje o BATEKOO Festival naturalmente também busca trazer artistas fora do eixo Rio-São Paulo para as suas edições. Essa é uma forma de causar impacto social e inspirar outros festivais pelo Brasil na hora de montar seus line ups.
Conheça 12 desses nomes que já tocaram no festival:
A Dama (BA)
Estrela do pagodão baiano, A Dama é um símbolo da ascensão feminina no gênero com suas músicas que falam de empoderamento. Com um estilo único e contagiante, ela quebra barreiras e mostra que as mulheres também mandam no pagodão.
O Kannalha (BA)
Falando em pagodão baiano, O Kannalha é um dos maiores representantes do gênero atualmente e tem sido cada vez mais reconhecido não só na Bahia, como em todo Brasil. Inclusive, ele tem um feat com Pabllo Vittar que depois virou remix com Pedro Sampaio, “Penetra”.
Zek Picoteiro (PA)
Zek Picoteiro é um DJ paraense que está fazendo história. Conhecido por seus sets vibrantes e originais, ele traz o melhor do brega funk para as pistas de dança. Além de embalar o público com seus sets, Zek também faz parte de um grupo de artistas que promovem os ritmos e a cultura paraense pelo Brasil.
Shevchenko e Elloco (PE)
Vindos do Recife, com mais de 10 anos de carreira, Shevchenko e Elloco foram uma das duplas mais famosas do brega funk. Com suas batidas contagiantes, eles faziam qualquer festa pegar fogo. Em março deste ano, Elloco faleceu, mas deixou um legado que Shevchenko vem carregando desde então.
UANA (PE)
O pop pernambucano da cantora e compositora UANA conquista qualquer um que a escuta. Há mais de oito anos, a recifense vem musicando seus processos, mostrando sua criatividade e vontade de inovar na música brasileira. É um nome em ascensão na cena pop e da música brasileira em geral.
Tícia (BA)
Artista em ascendência do selo BATEKOO Records, Tícia vem da Cidade Baixa e mistura vários ritmos de Salvador na sua música. Ela combina sons modernos com suas raízes na diáspora africana e canta sobre sua vida na cidade mais negra fora da África.
Tia Carol (BA)
Residente da BATEKOO, Tia Carol além de DJ é movimentadora cultural e dançarina. Ela dá o nome por onde passa, sempre botando fogo no baile e deixando o clima mais gostoso no swing do pagodão baiano.
Cleiton Rasta (AL)
Esse faz a galera debochar legal! Diretamente de Cajueiro, interior de Alagoas, o DJ Cleiton Rasta, ficou super conhecido na internet tocando a música “Cabeça de Gelo”. Atualmente, ele se apresenta por todo o Brasil, tocando reggae, brasilidades e espalhando a mensagem do amor por onde passa.
Bixarte (PB)
Bixarte é cantora, rapper, escritora e atriz. Com um estilo que mistura pop, rap e MPB, ela conquistou um público fiel e se destacou na cena musical independente com suas letras que abordam temas de amor, resistência e identidade.
Gaby Amarantos (PA)
Ela simplesmente é a rainha do tecnobrega! Nascida em Belém do Pará, Gaby Amarantos foi quem levou o tecnobrega para os holofotes nacionais, unindo ritmos eletrônicos à música tradicional do Norte do Brasil. Ela se destaca não só pela sua voz potente, mas também por seu estilo extravagante e presença de palco única!
Afrobapho (BA)
O Afrobapho é um coletivo babadeiro formado por jovens negres LGBTQIAPN+ que utilizam as artes como ferramenta de mobilização e sensibilização social. Com performances que vão do teatro à dança, da música à moda, o Afrobapho empodera suas comunidades, criando espaços de resistência e celebração da identidade negra e LGBTQIAPN+.
Cris Masca (BA)
Cristiane Masca, ou apenas Cris Masca, é uma dançarina talentosa de Salvador que deu início à sua jornada na dança aos 15 anos, participando de batalhas de rua. Tendo a música baiana como sua maior inspiração, Cris transforma cada movimento em uma celebração da cultura e energia do seu estado natal.
O BATEKOO Festival 2024 acontece dia 23 de novembro, em São Paulo. Garanta seus ingressos! O line up ainda não saiu, então aproveita e conta pra gente qual artista você quer ver na programação deste ano!